quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Oh Cartoon, como estás...


O Cartoon Network atual é constante alvo de críticas de telespectadores, em geral adolescentes, os quais cresceram o assistindo e puderam acompanhá-lo antes da perda total de sua variedade.

Este blog, afirmo desde já, busca possuir cunho imparcial nas notícias, mas com seleção das mais notáveis para o público de 14 a 17 anos. Entretanto, ele nasceu da minha indignação perante ao desleixo do canal com este público.
Alguns podem dizer que sua piora ocorreu com a remoção dos clássicos, outros com a retirada dos desenhos japoneses, mas, na minha opinião, ocorreu em 2013. Não quero impô-la aos leitores, mas vou apresentá-los argumentos acerca.

O Cartoon Network em 2011 possuía uma programação relativamente diversificada. Eram exibidos os clássicos Looney Tunes, em um bloco, para quem se lembra, chamado Hora Acme. Em seguida, podíamos ver suas animações clássicas originais, tais com “Johnny Bravo” e “Coragem, o Cão Covarde”, no Cartoon Zaum. Podíamos conferir estreias (interessantes) como “Ben 10 Supremacia Alienígena”, “Scooby-Doo Mistério S/A”, “O Show dos Looney Tunes”, “Apenas um Show” e “Titã Simbiônico”. Além do desenho de heróis, querido por muitos (inclusive por mim), “Justiça Jovem”. Tínhamos muitas maratonas, às vezes de desenhos que não gostamos, mas podíamos chamar o canal de favorito.

Em 2012, a qualidade decaiu um pouco, com o fim definitivo da Hora Acme (substituída por Tooncast All Stars, às manhãs) e a mudança de horário do Cartoon Zaum, que é uma má coisa para o período de férias. A própria lógica do canal mudou. Antes cada dia da semana era destinado um tema especial. Segunda era dia de Cartoon All Stars, que cedeu espaço ao Tooncast All Stars. Terça, tínhamos o bloco Heróis. Quarta, Girl Power. Quinta, HA HA HA. E Sexta, Maratona de 3 Horas. Além do Votatoon, aos Sábados. As estreias deixaram de ser exibidas nos domingos, para se mudarem para as segundas, como é o hoje. Esses blocos específicos, passaram a ser exibidos simultaneamente diariamente.

Já em 2013... O canal mudou totalmente seu foco para a comédia. Justiça Jovem foi a animação mais prejudicada. Começou à ser reprisada em Janeiro, e teve seus novos episódios exibidos á partir de fevereiro, mas seus últimos episódios foram inteiramente desconsiderados, sendo exibidos mais tardiamente no Votatoon, sem aviso prévio. Coisa similar ocorreu também com “Scooby-Doo Mistério S/A”, a qual teve alguns novos episódios ”comidos” pelo canal, e exibidos no mesmo bloco, sem anúncios. Desde o fim dessas animações e de “Lanterna Verde”, o canal morreu. Quem pôde perceber, até o especial de Halloween foi deteriorado. Eles exibiram os desenhos bons durante a semana, e no dia 31, alguns episódios temáticos de “Apenas um Show” e “Gumball”, fora os (terríveis) “Monster High” e um filme (meia boca) de Dia das Bruxas.


Devo encerrar o texto fazendo algumas ressalvas. Caso alguém goste de alguma atração criticada, peço singelas desculpas, mas está é minha sincera opinião. Animações como “Monster High” não cativam o público em geral, somente uma parcela específica. Novos (e horríveis) desenhos como “Clarêncio, o Otimista”, “Steven Universo” e “Titio Avô” compõe o novo e (estropiado) repertório. Não posso agradar à todos com esse artigo de opinião, mas abro espaço para que reflitam, critiquem e reclamem, sem o uso de linguagem inapropriada. Peço que somente pensem e sejam invadidos pela nostalgia.


2 comentários:

  1. Ta certo que o Cartoon parou de exibir vários desenhos bons mas a programação de atualmente não está ruim, o Cartoon e todos os canais param de exibir ou cortam episódios p acabar rápido desenhos de baixa audiência, talvez a Hora Acme estivesse com baixa audiência pq eu sinceramente n gostava, preferia o Show dos Looney Tunes, mais atual e mais engraçado, a única animação antiga q acho engraçado é Pica-Pau. Eu vi num site que Gumball, Turma da Mônica e Steven Universo são os que mais dão audiência pro canal, ou seja, eles colocam o que a maioria assiste, o que dá audiência. E por favor postem os desenhos de mais audiência pra eu amar mais ainda esse site. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por sua preferência. Compreendi seu comentário, mas, devo esclarecer que o Cartoon Network não se perdeu por completo, nele ainda há animações que valem à pena assistir (Hora de Aventura, Apenas um Show e Show dos Looney Tunes - na minha opinião). Mas, caso não houvesse o Tooncast, por exemplo, ficaria sem o que assistir em muitos momentos.

      À respeito do das novas animações, como mencionei na postagem de abertura do blog, não serão desprezadas, mas o foco deste site são as clássicas e as recentes que foram abandonadas pelo Cartoon Network

      Excluir